10 de março de 2013

UM CICLO QUE SE ENCERRA




Em 26 de julho de 2012 a ARTE DEMAIS fez sua estreia em Gravatá, enquanto espaço material,  quando almejava tornar-se ponto de encontro de artistas, amigos e todos que amam a arte.
Durante este período realizou 6 encontros por nós denominados “CHÁ, TORRADAS, MÚSICA E POESIA”. Nestes encontros contou sempre com a colaboração e participação do ator e professor Paulo Assis, nos brindando com sua capacidade interpretativa, com seu humor, com sua carga dramática; junto a ele os seus alunos, mostrando seu talento na difícil obra de Nelson Rodrigues.
Na música, também em todos os encontros, o cantor e compositor Don Tronxo compareceu dando uma “canjinha”.
Nossa ideia era lançar as sementes, jogar a ideia, para que os jovens de Gravatá pudessem cultivar.
Nosso trabalho foi feito.
Disponibilizamos um espaço para apresentações, cursos e eventos.
Procuramos despertar o gosto pela poesia, pela música, pelo teatro, pelas artes plásticas.
Apresentamos, além de Nelson Rodrigues, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Cecilia Meireles, Cora Coralina, Florbela Espanca, Patativa do Assaré, Jessier Quirino, Oliveira do Cordel, prestando nossa homenagem, como também à escritora pernambucana Zilda Fonseca e ao jornalista gravataense Ricardo Carvalho.
Tivemos mostra permanente do artesão Pinho e suas camisetas de estampas exclusivas, do artista plástico e professor Géber Accioly, com suas mandalas e esculturas em papel machê e cerâmica vitrificada, da artista plástica Eleonora Fonseca, também com mandalas em MDF e telas abstratas, do artista plástico gravataense Cícero Terra, com seu belo trabalho de pintura com terra sobre materiais reciclados, e de Logan que vem seguindo os passos de seu mestre na arte ecologicamente correta.
A ARTE DEMAIS é um aspecto do Projeto Cores, Formas, Gestos e Sons. Este um projeto dinâmico e itinerante que existe há mais de 10 anos, tendo se materializado em Recife, Paulista, Aldeia (Camaragibe) e que finaliza sua atuação material nesta cidade.
Com as sementes lançadas, esperamos que possam germinar em novos projetos e ideias criativas assim como soube tão bem fazer o ator Paulo Assis, com a criação da CIA FAÇO TEATRO. A Cia Faço Teatro germinou e vem crescendo, tornando-se apta a dar seus próprios passos, caminhando rumo ao sucesso.
Que possam criar raízes sólidas e frutificar para o engrandecimento da cultura local e da arte como um todo.
Agradecemos ao ex secretário de turismo Ricardo Guerra, ao poeta Érico Veríssimo, aos músicos Sonia Sinimbu, Mauricio Menezes, Albert Douglas, Elton Eduardo, Jarbas Travassos, que por aqui passaram soltando sua voz ou  deixando seu recado.
Por fim nosso maior agradecimento ao empresário Alfredo Vieira, diretor da RT INFORMÁTICA, que comprou nossa ideia nos cedendo o espaço durante todo esse tempo,  para podermos realizar nosso sonho.
A vida é feita de ciclos e neste momento mais um é concluído.
A ARTE DEMAIS continua na sua trajetória virtual e itinerante, despertando, instigando, orientando, ensinando, questionando e estimulando.
Que um novo tempo artístico possa chegar a Gravatá. Que a população desperte para a importância da arte no desenvolvimento pessoal e social da comunidade.
A arte harmoniza, equilibra, reabilita, embeleza, eleva. É meio e ponte para a evolução espiritual, mas também pode se tornar um fim para o crescimento material.
Esperamos ter cumprido com nossa missão.
Gratidão a todos,
Eleonora Fonseca