A Arte Demais

O Arte Demais surgiu em 2006, como um espaço apenas virtual. Tinha como proposta tornar-se um ponto de encontro de amigos, artistas, curiosos, que amam a arte. Como espaço virtual, um blog, manteve-se atuante até agosto de 2011. Nestes quase 12 meses o Arte Demais se recolheu. Talvez tenha sido em busca de outras perguntas, ou de outras respostas, de outros encontros, ou de outras possibilidades. Ao vivenciar este momento de suspensão, esse silêncio, ou poderíamos dizer este vazio interior, uma inquietação constante fez-se presente. Da inquietação surgiu a insatisfação e com ela a necessidade interior de resgatar este lugar de troca. Há pouco tempo uma débil tentativa com uma postagem no blog, demonstrou que não era apenas isso; faltava algo. A ideia de transpor o virtual se insinuava. Uma solidão criativa teimava em questionar: Por que não? Por que não materializar? Mas havíamos feito uma escolha por outro caminho....por que retornar? Se optamos por uma trilha espiritual por que um espaço material?

Com estas reflexões nos demos conta, então, da identidade ARTE/ESPIRITUALIDADE.

Muitos aqui podem achar que não tem nada a ver.

Nietzsche nos diz que é através da arte que deciframos o mundo. Com certeza se olharmos o passado, a história do homem e da humanidade, veremos que a Arte foi quem contou a história da evolução do mundo, revelando a sabedoria escondida no coração do homem. E ainda, olhando a história do mundo, que é também a história da arte, podemos perceber que o homem sempre esteve voltado para as coisas do eterno. A mensagem espiritual sempre está presente na arte independente de raça, época ou crença.

Por que?

A arte é energia em movimento – ela parte do interior do artista, evolui, movimenta-se, cresce e se exterioriza. A energia criadora está livre no universo e também está escondida em cada ser. Ela pode estar no cristal que se transforma, como está em cada um de nós. Quando a necessidade interior sacode esta energia criadora nos tornamos unos com a divindade e fazemos arte.

- na fotografia, arte do aqui e agora, captamos aquele momento único de poesia, ou vamos investigar, denunciar;

- na dança, que liga-se à música que é a arte do tempo, unificamos tempo/espaço/energia, desenhamos no espaço emoções, sentimentos, dramas, alegrias.

- no desenho capturamos a forma, assim como na pintura corremos atrás do movimento que as luzes e sombras em interação, reproduzem no espaço, originando as cores.

- Stanilaviski fundamentava suas idéias na busca da realidade interior: “ a arte cênica é o movimento da alma para o corpo, do centro para a periferia, do interno para o externo, da coisa que o ator sente para a forma física”. Ainda diz, “Só é cênica a criatividade que se fundamenta na ação interior.”

Kandinsky, em Do Espiritual na Arte, fala que o artista que quer e deve exprimir seu universo interior, não o conseguirá pela imitação da natureza, por mais perfeita; sim espelhando-se na música, indo em busca do ritmo, da construção abstrata, da repetição de tons, do dinamismo da cor.

Concluindo;

Arte Demais continua desejando ser um ponto de encontro de pessoas sensíveis. De pessoas que sentem a energia criativa pulsando em seu interior, pessoas que acreditam que através da arte nos tornamos efetivamente Homens e ao mesmo tempo Deuses, porque acessamos e liberamos a energia divina, nos tornando também criadores. Pessoas que sentem a existência de algo maior a mobilizar a vida. Pessoas que desejam um caminho de harmonia e amor e acreditam que através da Arte o encontrarão.

Convido todos vocês a usarem este espaço; como colaboradores, alunos, frequentadores e amigos. Que possamos a partir de hoje iniciar esta jornada de parceria e troca.






Em 26 de julho de 2012 a ARTE DEMAIS fez sua estreia em Gravatá, enquanto espaço material,  quando almejava tornar-se ponto de encontro de artistas, amigos e todos que amam a arte.
Durante este período realizou 6 encontros por nós denominados “CHÁ, TORRADAS, MÚSICA E POESIA”. Nestes encontros contou sempre com a colaboração e participação do ator e professor Paulo Assis, nos brindando com sua capacidade interpretativa, com seu humor, com sua carga dramática; junto a ele os seus alunos, mostrando seu talento na difícil obra de Nelson Rodrigues.
Na música, também em todos os encontros, o cantor e compositor Don Tronxo compareceu dando uma “canjinha”.
Nossa ideia era lançar as sementes, jogar a ideia, para que os jovens de Gravatá pudessem cultivar.
Nosso trabalho foi feito.
Disponibilizamos um espaço para apresentações, cursos e eventos.
Procuramos despertar o gosto pela poesia, pela música, pelo teatro, pelas artes plásticas.
Apresentamos, além de Nelson Rodrigues, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Cecilia Meireles, Cora Coralina, Florbela Espanca, Patativa do Assaré, Jessier Quirino, Oliveira do Cordel, prestando nossa homenagem, como também à escritora pernambucana Zilda Fonseca e ao jornalista gravataense Ricardo Carvalho.
Tivemos mostra permanente do artesão Pinho e suas camisetas de estampas exclusivas, do artista plástico e professor Géber Accioly, com suas mandalas e esculturas em papel machê e cerâmica vitrificada, da artista plástica Eleonora Fonseca, também com mandalas em MDF e telas abstratas, do artista plástico gravataense Cícero Terra, com seu belo trabalho de pintura com terra sobre materiais reciclados, e de Logan que vem seguindo os passos de seu mestre na arte ecologicamente correta.
A ARTE DEMAIS é um aspecto do Projeto Cores, Formas, Gestos e Sons. Este um projeto dinâmico e itinerante que existe há mais de 10 anos, tendo se materializado em Recife, Paulista, Aldeia (Camaragibe) e que finaliza sua atuação material nesta cidade.
Com as sementes lançadas, esperamos que possam germinar em novos projetos e ideias criativas assim como soube tão bem fazer o ator Paulo Assis, com a criação da CIA FAÇO TEATRO. A Cia Faço Teatro germinou e vem crescendo, tornando-se apta a dar seus próprios passos, caminhando rumo ao sucesso.
Que possam criar raízes sólidas e frutificar para o engrandecimento da cultura local e da arte como um todo.
Agradecemos ao ex secretário de turismo Ricardo Guerra, ao poeta Érico Veríssimo, aos músicos Sonia Sinimbu, Mauricio Menezes, Albert Douglas, Elton Eduardo, Jarbas Travassos, que por aqui passaram soltando sua voz ou  deixando seu recado.
Por fim nosso maior agradecimento ao empresário Alfredo Vieira, diretor da RT INFORMÁTICA, que comprou nossa ideia nos cedendo o espaço durante todo esse tempo,  para podermos realizar nosso sonho.
A vida é feita de ciclos e neste momento mais um é concluído.
A ARTE DEMAIS continua na sua trajetória virtual e itinerante, despertando, instigando, orientando, ensinando, questionando e estimulando.
Que um novo tempo artístico possa chegar a Gravatá. Que a população desperte para a importância da arte no desenvolvimento pessoal e social da comunidade.
A arte harmoniza, equilibra, reabilita, embeleza, eleva. É meio e ponte para a evolução espiritual, mas também pode se tornar um fim para o crescimento material.
Esperamos ter cumprido com nossa missão.
Gratidão a todos,
Eleonora Fonseca