O termo Renascimento é comumente aplicado à
civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de reviver a
antiga cultura greco-romana, ocorreram nesse período muitos progressos e
incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que
superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel desse
progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento. Num sentido amplo,
esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da
natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam
impregnado a cultura da Idade Média.
Características gerais:
* Racionalidade
* Dignidade do Ser Humano
* Rigor Científico
* Ideal Humanista
* Reutilização das artes greco-romana
* A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas
* A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas
As
principais características da pintura são:
*
Perspectiva: arte de figura, no desenho ou pintura, as diversas distâncias e
proporções que têm entre si os objetos vistos à distância, segundo os
princípios da matemática e da geometria.
*
Uso do claro-escuro: pintar algumas áreas iluminadas e outras na sombra, esse
jogo de contrastes reforça a sugestão de volume dos corpos.
*
Realismo: o artistas do Renascimento não vê mais o homem como simples
observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais
grandiosa do próprio Deus. E o mundo é pensado como uma realidade a ser
compreendida cientificamente, e não apenas admirada.
*
Inicia-se o uso da tela e da tinta à óleo.
Outra
característica da arte do Renascimento, em especial da pintura, foi o
surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais, já que o
período é marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo.
Os
principais pintores foram:
Botticelli
- os temas de seus quadros foram escolhidos segundo a possibilidade que lhe
proporcionavam de expressar seu ideal de beleza. Para ele, a beleza estava
associada ao ideal cristão. Por isso, as figuras humanas de seus quadros são
belas porque manifestam a graça divina, e, ao mesmo tempo, melancólicas porque
supõem que perderam esse dom de Deus.
Obras destacadas: A Primavera e O Nascimento de Vênus.
Leonardo da
Vinci -
ele dominou com sabedoria um jogo expressivo de luz e sombra, gerador de uma
atmosfera que parte da realidade mas estimula a imaginação do observador. Foi
possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de pesquisar e realizar
trabalhos em diversos campos do conhecimento humano.
Obras destacadas: A Virgem dos Rochedos e Monalisa.
Michelângelo - entre 1508 e 1512
trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano. Para essa capela,
concebeu e realizou grande número de cenas do Antigo Testamento. Dentre tantas
que expressam a genialidade do artista, uma particularmente representativa é a
criação do homem.
Obras destacadas: Teto da Capela Sistina e a Sagrada Família
Rafael - suas obras comunicam ao
observador um sentimento de ordem e segurança, pois os elementos que compõem
seus quadros são dispostos em espaços amplo, claros e de acordo com uma
simetria equilibrada. Foi considerado grande pintor de “Madonas”.
Principais
Características da escultura:
*
Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade
* Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade
* Profundidade e perspectiva
* Estudo do corpo e do caráter humano
Na
arquitetura renascentista, a ocupação do espaço pelo edifício baseia-se em
relações matemáticas estabelecidas de tal forma que o observador possa
compreender a lei que o organiza, de qualquer ponto em que se coloque.
“Já não é o edifício que possui o homem, mas este que,
aprendendo a lei simples do espaço, possui o segredo do edifício” (Bruno Zevi,
Saber Ver a Arquitetura)
Principais
características:
* Ordens Arquitetônicas
* Simplicidade na construção
*Construções; palácios, igrejas, vilas (casa de descanso
fora da cidade), fortalezas (funções militares)
O
principal arquiteto renascentista:
Brunelleschi - é um exemplo de artista
completo renascentista, pois foi pintor, escultor e arquiteto. Além de dominar
conhecimentos de Matemática, Geometria e de ser grande conhecedor da poesia de
Dante. Foi como construtor, porém, que realizou seus mais importantes
trabalhos, entre eles a cúpula da catedral de Florença e a Capela Pazzi.
- A Capela Sistina foi construída por ordem de Sisto IV
(retangular 40 x 13 x 20 altura). E é na própria Capela que se faz o Conclave:
reunião com os cardeais após a morte do Papa para proceder a eleição do
próximo. Lareira que produz fumaça negra - que o Papa ainda não foi escolhido;
fumaça branca - que o Papa acaba de ser escolhido, avisa o povo na Praça de São
Pedro, no Vaticano
- Michelângelo dominou a escultura e o desenho do corpo humano maravilhosamente
bem, pois tendo dissecado cadáveres por muito tempo, assim como Leonardo da
Vinci, sabia exatamente a posição de cada músculo, cada tendão, cada veia.
- Além de pintor, Leonardo da Vinci, foi grande inventor. Dentre as suas
invenções estão: “Parafuso Aéreo”, primitiva versão do helicóptero, a ponte
elevadiça, o escafandro, um modelo de asa-delta, etc.
-
Quando deparamos com o quadro da famosa MONALISA não conseguimos desgrudar os
olhos do seu olhar, parece que ele nos persegue. Por que acontece isso? Será
que seus olhos podem se mexer? Este quadro foi pintado, pelo famoso artista e
inventor italiano Leonardo da Vinci (1452-1519) e qual será o truque que ele
usou para dar esse efeito? Quando se pinta uma pessoa olhando para a frente
(olhando diretamente para o espectador) tem-se a impressão que o personagem do
quadro fixa seu olhar em
todos. Isso acontece porque os quadros são lisos. Se olharmos
para a Monalisa de um ou de outro lado estaremos vendo-a sempre com os olhos e
a ponta do nariz para a frente e não poderemos ver o lado do seu rosto. Aí está
o truque em qualquer ângulo que se olhe a Monalisa a veremos sempre de frente.