Código artes Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci, o grande maestro renascentista, foi discípulo de Verrochio,
alquimista e hermetista conhecido na época, quem influenciou também a Sandro
Felippepi, mais conhecido sob o pseudônimo de Boticelli, outro grande pintor da
Renascença italiana. O biógrafo de da Vinci e seu contemporâneo, Vascari,
definia o MAESTRO como sendo possuidor de "mente herética". Apontado
como tendo sido um dos Grão-mestres da poderosa sociedade secreta - Le Prieurè
de Sion - (1510-1519). A historiadora inglesa - Dame Francis Yeats - considera
ter sido o pintor um adepto da "Rosa Cruz Fama Fraternitatis" (membro
do "Le Prieurè de Sion"), e um dos maiores usuários do que se chama
de "double entendre" (duplo sentido).
Códigos usados por da Vinci na sua obra
Santa Ceia - João, o discípulo amado, é uma mulher (que não se leve em conta o
homossexualismo confesso do pintor). Usa correntinha de ouro no pescoço e
afasta-se de Jesus com uma coqueteria feminina, incontestável. Seria Madalena?
João / figura feminina e Jesus, usam o chamado "efeito espelhado":
túnica vermelha e manto azul, Jesus, Túnica azul e manto vermelho. O
"espelho" simboliza a entrada para uma realidade oculta. Um crítico
de arte verá que os grupos formados por Jesus e João / figura feminina, pelo
afastamento da suposta Madalena, formam um M no centro do Quadro. O M foi um
código muito usado pelos Templários e sobre o qual existe controvérsia: M,
símbolo da constelação Virgo M de Madalena, venerada pelos Templários?
No "grupo de Jesus", aparece "mão anômala" fazendo o
"gesto ou dedo de João" (o Batista) tão caro a da Vinci que usou este
símbolo com grande constância na sua obra. O próprio da Vinci encarna S. Judas
Thadeu e o Prior do Monastério de Santa Maria, quem da Vinci odiava, foi
colocado na pele de Judas! Apesar de ser a cena da "Instituição da
Eucaristia", não há vinho e pão na mesa posta por da Vinci, o pão está
reduzido à migalhas esparsas.
Outros códigos usados por da Vinci nas suas obras
Virgem das Rocas - Maria parece proteger Jesus e sua outra mão, como garra,
parece afastar João Batista. O Menino Jesus é quem recebe a "benção"
de João Batista. João Batista era venerado pelos Templários e algumas das
seitas esotéricas, (às vezes, até mais do que o culto prestado a Jesus), em
todos os seus símbolos. O "carob tree", árvore símbolo de João
Batista e o "gesto de João" - tela: "Adoração aos Magos".
Nesta tela da Vinci se auto retratou, dando as costas à cena da Natividade. Os
anônimos do quadro ignoram Jesus e "velam" o "carob tree".
São João Batista (escultura) o "dedo ou "gesto" de João".
Código
artes Boticelli
No quadro "Maria aos pés da Cruz", Boticelli empregou os
seguintes códigos: Maria Madalena veste "capa cardinalícia". O
vermelho, símbolo do status clerical, símbolo dos bispos, demonstra a
reverência de Boticelli à Madalena, versado como foi nas artes esotéricas
assimiladas de Verrochio (outra cor símbolo: o verde / fertilidade).
O anjo segura uma raposa pelo rabo: a raposa é o símbolo da "falsidade
pia". Parece que Boticelli acreditava, como os gnósticos, que Jesus
sobreviveu à crucifixão. Piero Alla Francesca, pintor renascentista, também
pintou Madalena usando a "capa cardinalícia" - Madalena era
"Grã-sacerdotiza Nazarite" pertencente à Igreja Nazarena a verdadeira
religião de Jesus, o Nazareno. Não por haver nascido em Nazaré, inexistente
naquela época e sim por pertencer à seita nazarena (outras seitas: zadoquitas,
saduceus, essênios, etc).
Fonte: Lynn Picknnet and Clive Prince: "The Templar Revelation".