25 de fevereiro de 2013

EM BUSCA DE SEU CENTRO - MANDALAS




À sua volta existem infinitas formas circulares organizadas a partir de um mesmo centro. São as mandalas. Essas figuras perfeitas e eternas ­ presentes em diversas culturas e religiões ­ são veículos na busca de auto-conhecimento e elevação espiritual. Muitos já descobriram que olhar para elas ou fazê-las com as próprias mãos é um exercício de paz.

A íris do seu olho, a rosa entreaberta, a mesa de centro, o movimento ondulante provocado por uma gota de água, a mesa posta para o jantar, a impressão digital,  são apenas algumas das infinitas mandalas que estão presentes no dia-a-dia. A palavra vem do sânscrito (antiga língua da Índia) e quer dizer círculo, referindo-se a toda forma onde círculos se organizam a partir do mesmo centro.

O nome é oriental, mas as mandalas não têm pátria e não são próprias de determinadas épocas. Estão presentes nas mais primitivas pinturas rupestres, compõem vitrais e labirintos das catedrais góticas, de templos budistas e hinduístas, o traçado de cidades antigas do Oriente e Ocidente, servindo como matrizes para toda a arquitetura sagrada.

Também chamadas círculos mágicos, são símbolos religiosos e integram rituais de culturas que não têm qualquer ligação temporal ou espacial. Por exemplo, os índios americanos fazem curas traçando mandalas na areia. Do outro lado do mundo, no Oriente Médio, sacerdotes islâmicos dançam em círculo no interior de um templo mandálico. Os budistas contemplam a mandala para aprofundar os estados de meditação. É essa forma que os leva para mais perto de Deus: "Elas são gráficos perfeitos e belos. Indicam os caminhos para chegar ao nosso próprio centro e ao estado de contemplação que permite ver o mundo exatamente como ele é, sem ilusões. Elas nos lembram  que absolutamente tudo é transitório e dinâmico e, ao mesmo tempo, nos conectam com o que é imutável", explica Márcio Lupion, professor de arquitetura simbólica da Universidade Mackenzie, de São Paulo.

No Ocidente, as mandalas recuperaram seu significado a partir de Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço que dedicou décadas de estudos a essas formas em várias culturas. Ele considerava que as mandalas eram capazes de organizar nossas funções espirituais, mapear o desconhecido universo inconsciente e expressar o que é primordial em todos nós: o símbolo da mãe.

MORANDO NA MANDALA 

Esse aspecto protetor e central inspirou a arquitetura sagrada, especialmente nos templos budistas e nas catedrais góticas: "Em Chartres, na França, há um labirinto traçado no chão. É a mandala que representa nossos instintos, o plano terreno. Ao chegar ao centro, o olhar se dirige naturalmente para a rosácea do altar, um vitral que remete às forças celestiais, aos ideais, ao futuro. Também nos templos budistas, cada elemento arquitetônico refere-se a um estágio de elevação da consciência", afirma Lupion.

Morar numa dessas construções é uma experiência espiritual marcante. Foi o que viveu o psicólogo Luiz Antônio Toledo, de São Paulo. Ele passou um mês trabalhando no monastério budista de Odyan, na Califórnia, Estados Unidos. A arquitetura obedece aos rigores geométricos da planta, uma mandala traçada por Tartang Tulku, um dos mais importantes mestres do budismo tibetano: "O contorno circular do terreno é feito por lagos. Há entradas voltadas para os quatro pontos cardeais. Nos cantos ficam pavilhões onde estão quartos, salas, áreas de serviço. Jardins contornam a câmara central, local de refúgio do mestre. Viver nessa forma perfeita, em que impera o equilíbrio, deixa mais evidentes as nossas imperfeições, o que deve ser transformado. Durante todo o tempo, permanece a sensação de que se está fazendo parte de um trabalho maior, guiado por forças divinas", lembra Luiz.

NA CASA 

Mandalas, porém, não são privilégio de espaços sagrados. Estão por toda parte: "Para percebê-las basta não associar os objetos às suas funções. Essa forma pode ser visualizada numa mesa posta, onde tudo se organiza a partir do centro. Ver a Lua emoldurada em uma janela quadrada é outra mandala. Círculos concêntricos sossegam o olhar e remetem à contemplação", acredita o psicólogo Luiz. "A casa toda pode ser organizada a partir da mandala, é isso que faz o Feng Shui, a técnica chinesa de harmonização de ambientes, pois o próprio ba-guá, figura que define os caminhos da energia, é mandálico", acrescenta.

Posicionadas estrategicamente, as mandalas podem equilibrar a energia dos ambientes: "Na porta de entrada, devem ter traçado simples, como os labirintos. Nas salas onde a convivência é atividade principal, podem estar em flores, quadros, tapetes. As mandalas com elementos e traçados mais rebuscados ficam bem diante de poltronas confortáveis", indica o professor Márcio Lupion. "Não importa a sofisticação da mandala, pode ser uma imagem de Nossa Senhora, a figura deve conduzir quem observa ao centro de si mesmo", explica.

EFEITO TRANSFORMADOR 

Mesmo que os moradores não tenham consciência dos significados, as mandalas irradiam energias e emitem ondas eletromagnéticas de várias intensidades. Dulce Schunck, artista plástica e professora de arquitetura da Universidade Federal de Brasília, não sabia disso quando começou a produzir mandalas com tintas naturais e pedras brasileiras: "Amigos radiestesistas mediram com o pêndulo e constataram que o campo magnético de algumas das minhas mandalas chegava a 100 m de distância. Cores, formas, minerais e a intenção que uso na composição geométrica emitem vibrações, que atuam como pontos de equilíbrio nos ambientes", acredita Dulce. "Algumas são feitas com finalidades específicas, por exemplo, serenar a mente, causar introspecção ou ativar a Sexualidade", completa.

Essas formas exercem tanto fascínio e tocam tão profundamente o inconsciente que algumas pessoas não se contentam em apenas observá-las e passam a produzir suas próprias mandalas. É o caso de Camila Jabur, astróloga paulista. Ela começou a fazer mandalas durante uma fase de grande desordem profissional e pessoal: "As imagens vinham à mente e resolvi concretizá-las com material que tinha em casa ­ flores secas, lã e fios de seda. Enquanto ia fazendo a mandala as idéias ficavam mais claras. Depois de três dias de preparos, comecei a me organizar melhor e senti que tudo fluía com mais facilidade no trabalho. Foi a primeira coisa que instalei no meu novo consultório. Sempre que olho para ela tenho noção da minha trajetória e isso me conforta", diz.

Transmitir serenidade e calma é outra função das mandalas provada diariamente pela ceramista baiana Silvia Lopes, radicada em São Paulo. Ela passa horas construindo formas geométricas no barro : "Sou naturalmente agitada e esse trabalho delicado com a repetição de círculos organizados em torno de um centro único me tranqüiliza, fico muito centrada. É o meu descanso", revela emocionada.

O mistério de olhar ou fazer uma mandala é desvendado pelo americano Joseph Campbell, considerado o maior estudioso de mitologia deste século, em seu livro O Poder do Mito, ed. Palas Athena: "Fazer uma mandala exige disciplina para reunir todos os aspectos dispersos de sua vida, encontrar um centro e dirigir-se a ele. Você tenta harmonizar seu círculo com o círculo universal".

RITUAL SOFISTICADO

A confecção de imensas mandalas feitas de areia colorida é um dos mais importantes rituais dos monges budistas tibetanos. Em perfeita harmonia e concentração total, grupos de até 100 pessoas reúnem-se para criar figuras de grandes proporções. Sem usar compasso ou régua, com a máxima delicadeza, traçam composições rebuscadíssimas com detalhes milimétricos: "O trabalho pode levar dias. Se um erra, tudo é desmanchado. Ninguém reclama, e o ritual recomeça. É um jeito de meditar e concentrar energia em torno de uma intenção. O segredo da perfeição é dominar a técnica e agir com o coração. Depois de pronta, a mandala é desmanchada para lembrar que tudo na vida é impermanente, uma das bases da filosofia oriental", explica o professor Márcio Lupion, que já participou dessa experiência.

Texto: Liliane Oraggio – Revisado e acrescentado por Eleonora Vieira