6 de outubro de 2012

LEILA DINIZ


 “Nós, mulheres, queremos e não queremos ser independentes”.





“Quebro a cara toda hora, mas só me arrependo do que deixei de fazer por preconceito, problema e neurose”



Toda mulher quer ser amada
Toda mulher quer ser feliz
Toda mulher se faz de coitada
Toda mulher é meio Leila Diniz 

Rita Lee, Todas as Mulheres do Mundo



“Não sou contra o casamento. Mas, muito mais do que representar ou escrever, ele exige dom”




“Viver, intensamente, é você chorar, rir, sofrer, participar das coisas, achar a verdade nas coisas que faz. Encontrar em cada gesto da vida o sentido exato para que acredite nele e o sinta intensamente”



Leila Diniz foi a porta voz das mulheres silenciadas pelos valores tradicionais e machistas, de uma sociedade subjugada pela ditadura. Ela ensinou a todas nós uma nova forma de ser mulher. Enfrentou os costumes posando grávida de biquini, afrontando com seu jeito moleque e divertido a tudo e a todos. Liberou a linguagem nas bocas femininas, fez cinema, teatro, televisão num tempo em que as mulheres artistas, e liberadas como ela,  não eram bem vistas. Destacou-se principalmente no cinema, onde ressaltamos "Todas as Mulheres do Mundo" (de 1966), escrito e dirigido por seu primeiro marido, Domingos de Oliveira. 


“Só quero que o amor seja simples, honesto, sem os tabus e fantasias que as pessoas lhe dão”




"Você pode muito bem amar uma pessoa e ir para cama com outra. Já aconteceu comigo”

Leila causava escândalo com vida sexual e amorosa e por tantas e tantas frases como as que postamos, mas será que nós brasileiras seríamos quem somos se ela não tivesse aberto tantos caminhos?

“Todos os cafajestes que conheci na vida são uns anjos de pessoas”





“Sempre andei sozinha. Me dou bem comigo mesma”




“Não morreria por nada deste mundo, porque eu gosto realmente é de viver. Nem de amores eu morreria, porque eu gosto mesmo é de viver de amores”