1 de outubro de 2012

FRIDA KAHLO


Dando continuidade ao destaque à Mulher que o Espaço Cultural Arte Demais está dando,  iniciamos  outubro com Frida Kahlo.

"Te amo más que a mi propia piel."

Frida Kahlo




Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon 

FRIDA KAHLO, mexicana, patriota, comunista,revolucionária, nascida em 6 de julho de 1907 em Coyoacan, México, filha do famoso fotógrafo judeu-alemão Guillermo Kahlo e de Matilde Calderon y Gonzales, mestiça, Frida sempre foi apaixonada pela cultura de seu país e adorava tudo que remetesse às tradições mexicanas. Fato que ela sempre fazia questão de demonstrar em sua maneira de se vestir e em seu trabalho ao incluir elementos da cultura popular.


Não queremos aqui trazer sua biografia marcada pela tragédia, mas destacar a força de uma mulher que soube como ninguém o verdadeiro significado da palavra superação.

É muito difícil separar a obra do autor, mas no caso de Frida Kahlo isto torna-se quase impossível. Com uma vida marcada pela dor e sofrimentos físicos, Frida utiliza-se da pintura para sobreviver, para ter seu corpo reintegrado. Sua arte é a arte da realidade de sua própria vida, assim ela mesma se expressa:

" Nunca pinté mis sueños,pinté mi propia realidad"

Seus quadros falam de sua experiência pessoal, de sua vida, em grande parte vivida na cama, constituindo-se quase que totalmente em auto retratos.



"Me pinto a mi misma porque estoy con frecuencia sola e porque soy la persona a cual mejor conozco"


"Mi pintura lleva con ella el mensaje del dolor"


"Pies, para que los quiero se tengo allas para volar."