11 de outubro de 2012

BATIK


imagem retirada do blog http://villasantoantonio.blogspot.com.br/2011/09/batik.html

O Batik é uma técnica de estamparia desenvolvida principalmente na Indonésia. Consiste em desenhar, marcar e/ou proteger o tecido com cera, realizando sucessivos tingimentos com cores variadas.


"Tingir tecidos é mais antigo que a própria história do homem; era o meio que os povos antigos encontravam para expressar suas cores por formas e desenhos. Os povos da África, Ásia, Indonésia, Europa e Américas tingiam seus tecidos há mais de 2.000 anos utilizando as mesmas técnicas e variando apenas as matérias primas corantes  que eram extraídas de plantas, animais ou minerais encontrados em cada região. 

Atualmente tingem-se os tecidos para diferenciar o produto, agregar-lhes valor, baratear custos de produção e evitar estoques coloridos desnecessários. 

As máquinas de estampar são recentes, existem há aproximadamente 150 anos; antes disso estampavam-se os tecidos artesanalmente. 

Citamos algumas técnicas artesanais de estamparia que eram utilizadas na antiguidade e permanecem até os dias de hoje: 

TIE-DYE
Método de amarração, também conhecido como Batik Africano,é um simples método de amarração e nós que juntos impedem a absorção de corantes. 

BATIK JAVANÊS
Palavra derivada de titik ou tik, significa pedacinho ou gota e  se refere às minúsculas gotas ou traços de cera quente aplicados com o “tjanting” para compor o desenho que resistirá ao tingimento. As diferentes cores constantes num Batik são conseguidas com sucessivos banhos de imersão em corantes. 

BATIK DE BALI
Desenvolvido na ilha de Bali , na Indonésia.Carimbos ou “tjaps” de metal e madeira são utilizados para criar áreas de exclusão de corante. Os tingimentos são feitos por imersão em sucessivos banhos de diferentes cores.                  

ROOKETSUZOME
Técnica desenvolvida no Japão. O tecido é preso num bastidor, as áreas isoladas com cera quente aplicada com pincel ou “tjanting” ; porém,  os corantes são aplicados com pincel, não por imersão.Após as sucessivas aplicações de diferentes cores de corantes, o tecido passa por um processo de vaporização para que os corantes se fixem nas fibras do tecido. 

SHIBORI
Técnica desenvolvida no Japão, consiste em alinhavos minuciosos de figuras e formas que bem franzidos impedem a passagem do corante.O tingimento é feito por imersão. Para os javaneses, essa técnica denomina-se Tritik. 

MAHAJU
Técnica que consegue efeitos de tingimento apenas pelas  dobras feitas  no tecido. Frequentemente o Mahaju antecede e auxilia outras técnicas de tingimento como o Tie-Dye e o Shibori. 

DÉGRADÉ
Técnica que se caracteriza por uma variação de tonalidade na cor do tecido tingido ,do escuro para o claro.                                      

Batiki de Cecilia Panipucci