6 de junho de 2010

Ballet Clássico



As origens do Ballet Clássico estão no Período Renascentista.
Nos seculos XV e XVI, a aristocrácia em Itália e França festejavam casamentos, celebrações de alianças politicas e de vitória em guerras ou união de terras, ou simplesmente para entreternimento das Casas Reais Européias e sua nobreza, grandiosas festas públicas.
Inicialmente, encontramos a nobreza italiana a receber seus convidados em ricas celebrações que poderiam durar dias. A dramatização dos movimentos, os temas desenvolvidos e a dança pantomimica demonstravam os primeiros passos de uma estrutura e na altura,os espectaculos destacavam tanto a dança,como a mimica, o canto, a música com os instrumentos e a poesia.
Era com estes espectáculos pomposos que eles divertiam-se com seus convidados.
O primeiro Ballet de Corte foi apresentado no casamento do Duque de Milão com Isabel de Argon, no ano de 1489, e os pares apresentaram-se graciosamente com pequenos e delicados passos dificultados pelo vestuário pesado e ornamentado da epóca.
Em 1533, Henrique II, futuro rei de França, casou-se com a aristocrata italiana, Catarina de Médicis e foi assim que o baletto da corte italiana desembarcou na corte francesa.
Artistas italianos especializados vieram para compor a festa e apresentaram luxuosos espectáculos que tinham cenários, artistas, coreografias e direcção artistica dando ao casamento, uma organização teatral.
Em 1581, a propria Catarina de Médicis, produziu em França com direcção artistica de Baldassarino de Belgiojoso ou Balthazar de Beaujoyeulx, nome adoptado em França, o ballet de corte, Ballet Comique de la Reine.
Apresentado em 15 de Outubro de 1581 no grande salão do Louvre, o bailado tinha como tema a Mitologia e baseava-se em Circe, uma feiticeira com poderes mágicos.
A dança alternava-se com o verso e com a musica e a estrutura de desenhos geometricos era seguida tendo a plateia a assistir ao espectaculo de um plano superior. O ballet teve duração de cinco horas e foi interpretado pelos nobres da corte e pela propria Rainha e damas de companhia.
Historicamente, Beaujoyeulx e seu bailado Ballet Comique de la Reine é reconhecido como o primeiro coreografo de Ballet e primeiro bailado com estrutura artistica devido ter havido um trabalho de composição de dança e canto com dramatização.
Houveram antes deste outros bailados e organizadores mas a historia para precisar qualquer acontecimento necessita de um ponto fixo no tempo e esta festa em especial para celebrar o casamento da irmã de Catarina de Médicis e devido a sua influencia foi considerada ponto de partida para o desenvolvimento do ballet.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1653663-ballet-historia-da-dan%C3%A7a-classica/