12 de junho de 2010

AMOR, POESIA, SABEDORIA

-->


AMOR, POESIA, SABEDORIA
Edgar Morin


 “Edgar morin se interroga sobre tres evidências – o amor, a poesia, a sabedoria – que iluminam nossas vidas, escondendo inteiramente todo seu enigma e complexidade.
O amor só vive – lembra ele – em estado de “enamoramento”, regenerando-se a partir de si mesmo.
A poesia, aquém e além de um modo de expressão literário, representa este “estado segundo”, que nos invade no fervor, no maravilhamento, na comunhão, na exaltação e, certamente, no amor; ela nos faz habitar a terra prosaica e poeticamente.
Quanto à sabedoria, no mundo antigo ela era entendida como sinônimo de filosofia. A questão que se coloca aqui e agora é a seguinte: pode haver uma sabedoria moderna? E ver-se-á nesse livro, de que maneira amor, poesia e sabedoria encontram-se inextricavelmente ligados.”
Ed. Bertrand Brasil, Rio de janeiro 2003
Meus amigos, creio que muitos de vocês já leram este livro do Morin e achei oportuno nesse dia dos namorados trazê-lo à lembrança de vocês. Quem leu, releia, quem não leu corra, vá ler. Só para ficar com bastante vontade, transcrevo uns pequenos trechos; boa leitura:
“A poesia é liberada do mito e da razão, mas contém em si sua união. O estadp poético nos transporta através da loucura e da sabedoria, e para além delas”.
...”é que as palavras de amor são seguidas de silêncios de amor”.
...”deverá também haver prosa para que haja poesia.”
“O fim da poesia é o de nos colocar em estado poético.”
“Em resumo, a poesia é a estética, o amor, o gozo, o prazer, a participação e, no fundo, é a vida!”

Gostaram?
Então não deixem de ler.
Feliz Dia dos namorados