3 de março de 2010

IMPRESSIONISMO





                A idéia de um mundo dinâmico, em constante mudança, é a característica desse momento histórico.
            A essa nova concepção de mundo, ligam-se também alguns fatores que influenciariam a tendência da arte. Um deles foi a invenção da fotografia, nos meados do século XIX.
            A explicação dessa nova fase liga-se à consciência adquirida pelo artista de que o mundo – e em particular a arte – vive um processo de reformulação contínua. Nesse sentido, o artista deveria ser um intérprete capaz de mostrar as coisas tais como aparecem no processo de apreensão visual, não propriamente as coisas, mas as coisas enquanto vistas à luz de determinado momento.
            Iniciou no ocidente a procura de novas direções estéticas que libertaram a arte dos moldes antiquados do academismo. Libertou-se a pintura do modelo escultural, transformando-a em vibrações óticas.
            Renovaram-se a cor e a luz. Ultrapassaram-se os limites da forma, buscando a instantaneidade luminosa da natureza.
            A arte passou a ser o diálogo do artista consigo mesmo, com seu universo interior, povoado de sombra e luz, de agressividade e lirismo, de violência e paz. A natureza servia-lhe de pretexto para este encontro com a realidade interna. Através de cores puras e formas espontâneas, buscavam comunicar aquilo que a palavra não poderia exprimir, a vida que se oculta por detrás das aparências.