28 de julho de 2012


Sejam bem vindos ao Arte Demais.








O Arte Demais surgiu em 2006, como um espaço apenas virtual. Tinha como proposta tornar-se um ponto de encontro de amigos, artistas, curiosos, que amam a arte. Como espaço virtual, um blog, manteve-se atuante até agosto de 2011. Nestes quase 12 meses o Arte Demais se recolheu. Talvez tenha sido em busca de outras perguntas, ou de outras respostas, de outros encontros, ou de outras possibilidades. Ao vivenciar este momento de suspensão, esse silêncio, ou poderíamos dizer este vazio interior, uma inquietação constante fez-se presente. Da inquietação surgiu a insatisfação e com ela a necessidade interior de resgatar este lugar de troca. Há pouco tempo uma débil tentativa com uma postagem no blog, demonstrou que não era apenas isso; faltava algo.  A ideia de transpor o virtual se insinuava. Uma solidão criativa teimava em questionar: Por que não? Por que não materializar?  Mas havíamos feito uma escolha por outro caminho....por que retornar? Se optamos por uma trilha espiritual por que um espaço material?
Com estas reflexões nos demos conta, então, da identidade ARTE/ESPIRITUALIDADE.
Muitos aqui podem achar que não tem nada a ver.
Nietzsche nos diz que é através da arte que deciframos o mundo. Com certeza se olharmos o passado, a história do homem e da humanidade, veremos que a Arte foi quem contou a história da evolução do mundo, revelando a sabedoria escondida no coração do homem. E ainda, olhando a história do mundo, que é também a história da arte, podemos perceber que o homem sempre esteve voltado para as coisas do eterno. A mensagem espiritual sempre está presente na arte independente de raça, época ou crença.
Por que?
A arte é energia em movimento – ela parte do interior do artista, evolui, movimenta-se, cresce e se exterioriza. A energia criadora está livre no universo e também está escondida em cada ser. Ela pode estar no cristal que se transforma, como está em cada um de nós. Quando a necessidade interior sacode esta energia criadora nos tornamos unos com a divindade e fazemos arte.
- na fotografia, arte do aqui e agora, captamos aquele momento único de poesia, ou vamos investigar, denunciar;
- na dança, que liga-se à música que é a arte do tempo, unificamos tempo/espaço/energia, desenhamos no espaço emoções, sentimentos, dramas, alegrias.
- no desenho capturamos a forma, assim como na pintura corremos atrás do movimento que as luzes e sombras em interação, reproduzem no espaço, originando as cores.
-  Stanilaviski fundamentava suas ideias na busca da realidade interior: “ a arte cênica é o movimento da alma para o corpo, do centro para a periferia, do interno para o externo, da coisa que o ator sente para a forma física”. Ainda diz, “Só é cênica a criatividade que se fundamenta na ação interior.”
Kandinsky, em Do Espiritual na Arte, fala que o artista que quer e deve exprimir seu universo interior, não o conseguirá pela imitação da natureza, por mais perfeita; sim espelhando-se na música, indo em busca do ritmo, da construção abstrata, da repetição de tons, do dinamismo da cor.
Concluindo;
Arte Demais continua desejando ser um ponto de encontro de pessoas sensíveis. De pessoas que sentem a energia criativa pulsando em seu interior, pessoas que acreditam que através da arte nos tornamos efetivamente Homens e ao mesmo tempo Deuses, porque acessamos e liberamos a energia divina, nos tornando também criadores. Pessoas que sentem a existência de algo maior a mobilizar a vida. Pessoas que desejam um caminho de harmonia e amor e acreditam que através da Arte o encontrarão.
Convido todos vocês a usarem este espaço; como colaboradores, alunos, frequentadores e  amigos. Que possamos a partir de hoje iniciar esta jornada de parceria e troca.