27 de março de 2014

A ARTE DA SUPERAÇÃO



Bom dia amigos.

Só há poucos dias tive o imenso prazer de conhecer e conversar, com este incrível artista - MARCOS ABRANCHES. Encantou-me seu pensamento, encantou-me sua expressividade, encantou-me sua presença cênica. Marcos Abranches mexeu muito com meu sentimento e me levou de volta a um saudoso tempo em que tive o privilégio de trabalhar com pessoas como ele; pessoas vítimas do preconceito e julgamento, pessoas com uma riqueza interior profunda, mas desacreditadas pela sociedade. Nem todos tiveram a força, coragem, determinação e apoio familiar que o Marcos teve, para que pudesse levá-los à superação de suas limitações e dificuldades. Marcos é um vencedor em todos os sentidos e a prova visível da importância da arte no desenvolvimento e crescimento do ser humano.




Destaquei algumas frases do Marcos:

- Eu tento colorir o psicológico de cada um.

- Fica uma pergunta: qual a nossa cor?

- Qual é a nossa forma de pensar?

"Sou livre para o silêncio das formas, das cores na riqueza de pintar uma obra. As cores são vida. Podemos ser mais  coloridos na forma de pensar. O mundo ainda está muito escuro pelo lado negativo do pensamento de cada um, todos nós podemos colorir a maneira de pensar e ser mais felizes, pois somos a própria arte."


O fantástico Marcos Abranches, através de seu texto inscrição, se apresenta :

Prezado Senhores (as ), .Tenho grande interesse em divulgar meu trabalho ele vem ao encontro da minha vontade de aprofundar os meus conhecimentos e experiências como dançarino. Tenho forte identificação com os projetos de vidança, com os projetos de espertaculos de dança inclusiva, com o projeto  FORMA DE VE , D...EQUILIBRIO, CORPO SOBRE TELA e oficinas no árduo trabalho de mostrar ao mundo, que a deficiência não é um obstáculo para a criação e forma de expressão, ao contrário, a deficiência para nós é uma oportunidade de codificação da comunicação e expressão maior da igualdade. Acredito que, quando Deus colocou a dança para mim,  para todos os dançarinos deficientes, esqueceu de perguntar, antes mesmo de nos identificarmos com ela, se a queríamos ou não e sem mais, a adotamos. Vim para buscar e fazer dos movimentos a mais pura expressão do sentimento. Talvez pela minha deficiência, as dualidades e as situações opostas sempre fizeram parte da minha vida. E é através da dança que procuro explorar e mostrar essas situações de normalidade e anormalidade, equilíbrio e desequilíbrio, real e irreal, trabalhando a criação e as notações de passos, gestos, movimentos e figurações corporais, em um conjunto de movimentos expressivos capazes de representar ações objetivas, ritual e simbolizar idéias e emoções.
Marcos Abranches




"EU POSSO TER UMA DEFICIÊNCIA FÍSICA, MAS VOCÊ NÃO SABE O QUE TEM AQUI NO MEU CORAÇÃO". MARCOS ABRANCHES





 Veja mais:

http://marcosabranches-vidanca.blogspot.com.br/

http://noticias.r7.com/videos/bailarino-com-paralisia-cerebral-da-licao-de-vida/idmedia/52651d130cf2f5b38292c3c2.html

http://www.spiegel.de/kultur/gesellschaft/augenblick-tanz-von-marcos-abranches-nach-francis-bacon-a-928689.html

http://news.yahoo.com/photos/brazilian-dancer-marcos-abranches-cerebral-palsy-warms-performing-photo-060008776.html

http://news.yahoo.com/photos/brazilian-dancer-marcos-abranches-cerebral-palsy-drinks-water-photo-062735134.html

http://in.reuters.com/news/pictures/slideshow?articleId=INRTX14G02#a=14

http://noticias.uol.com.br/album/olho-magico/2013/10/18/olho-magico.htm

http://g1.globo.com/pop-arte/fotos/2013/10/coreografo-com-paralisia-cerebral-se-apresenta-em-teatro-de-sp.html#F980416